ORGULHO DE QUE?


Porque ?
Hoje observando a vida nas suas mais altas e baixas situações, pude perceber o quanto o ser humano é um grão de areia com relação a moral e aos atos de caridade, amor e respeito.
Por que, tanto ódio, rancor, orgulho, vaidade, vícios e tantos outros negativos atos e pensamentos.
Por que?....
A vida nos ensina a cada dia que apenas amar e fazer o bem, nos recompensa de verdade.
Somos orgulhosos de que? De sermos baixos com os outros, de experimentar o poder desferindo contra outros nossas mais profundas fendas de ódio e repulsa?
De abandonar aqueles que mais precisam por que tem eles uma aparência que não nos agrada, ou por que estão sujos e mutilados pelos sofrimentos da vida? Orgulhosos porque?
Por que hoje quando passei por alguém vertente em lagrimas, nem se quer quis saber o motivo e tentar ajudar ou mesmo consolar aquele ou aquela que deveria tratar como ser humano?
Por que?...
Sou homem e não devo chorar nunca devido ao meu etero superior ao meu coração de humano?
Olhar os traços físicos de cada um pode nos dizer um pouco sobre tal pessoa, mas saber esse pouco e não fazer nada para melhorar as coisas, nos coloca no orgulho devastador, que fere e nos aniquila o ser.
Fazer o bem nunca feriu ninguém, a não ser quando o tal do orgulho aparece, fazer o bem e não aparecer é a melhor coisa que podemos oferecer, afinal, basta apenas nossa conciencia saber e dormiremos no berço esplendido da paz e do amor sublime.
Aquele que não erra, também não acerta; aquele que não erra e não acerta, nada é que não orgulhoso.
Vejo tantos se enganando com a vida, muitos acham que por terem recebido da divindade suprema, o dinheiro que sustenta suas fantasias e seus distúrbios emocionais e irracionais; podem ferir e maltratar os outros. Mas se esquecem que na vida tudo é cobrado, centavo por centavo e enquanto não deixarem suas moléstias morais de lado não poderão seguir em paz.

Mas não só os endinheirados são orgulhosos, não, os menos favorecidos são por muitas vezes endurecidos para as coisas mais simples da vida, muitos não aceitam favores, e nem nada que os outros lhe oferecem, tem gente que não aceita se quer que vive em certa situação.O orgulho é um dos sentimentos mais terríveis que ainda perpetua a alma humana e com ele tantos outros. Mas não se esqueça de que o orgulhoso de hoje, amanhã será provado e será o que mais sofrerá as conseqüências de tamanho sentimento.

Hermezes Côrtes.

Comentários

MAIS VISITADAS

Confira os Pontos Riscados de alguns Caboclos e Caboclas de Nossa Tenda.

NANÃ BURUQUE E SUA HISTÓRIA.

A historia de seu Tranca Tudo das Almas