O CORTE NA UMBANDA, POR BLOG UMBANDA SENHORA DA CARIDADE

A respeito do corte.



Olá queridos irmãozinhos!

Hoje a Senhora da Caridade vem falar sobre um assunto muito polêmico, o corte, o sacrifício de animais, ato este milenar segundo relatos encontrados quando se estuda as Religiões. Alguns irmãos o realizam e se intitulam eles Umbandistas, outros não o realizam e também se intitulam.
Quem tem razão?
Seria os dois?
É mesmo preciso realizar o sacrifício na Umbanda? Por que?
E nos rituais mágicos para Exu , também seria preciso tal ato?
A baixo segue um texto mostrando um ponto de vista sobre tal ritual. Aos irmãos Umbandistas que quiserem expor sua linha de pensamento peço que escrevam para a Senhora da Caridade, para que possamos publicar outras opiniões.

Boa leitura, Saravá!



Estava passeando por um desses Fóruns existentes em sites de Umbanda e o debate em questão era:  
Cortar, matança, sacrifícios de animais. Fazer ou não fazer?


Fizeram até relação das oferendas contendo os pobres animais com outros absurdos feitos pelos seres humanos, massacres, guerras, ai colocaram fotos disso e daquilo. Escrevi este texto colocando meu pensamento sobre o assunto em questão. Claro que sempre tentando ser o mais respeitador, relendo vejo que às vezes me passei deixando transparecer minha indignação, por isso desculpem qualquer pensamento preconceituoso ou arrogância de minha parte, quis ser o mais esclarecedor dentro daquilo que aprendi e a maneira que penso e pratico a Umbanda, boa leitura!





A respeito do corte.

por: Daniel E.B. Kölsch


Desculpe a minha intromissão irmãos de fé! Mas acho que faltaram as fotos dos animais mortos na beira da praia, nas encruzilhadas, ESQUINAS DE ESCOLAS por onde passam nossas crianças, matas, calungas, rios, cachoeiras, pedreiras, para completar ainda mais a definição de matança. Senas comuns encontradas Brasil afora, pelas “encruzas da vida”.


               Para aqueles que estudam a Umbanda sabemos que ela não é de Zélio, mas sabemos sim que Zélio, estava mais preparado para transmitir as mensagens e os ensinamentos, do que seria esta nova Religião ditadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e por isso ele além de tudo serve de registro de tempo da nossa querida Umbanda, já que nem um médium da época rompeu o véu e quis se manifestar sobre seu surgimento. Sabemos que a Umbanda nasceu em diferentes lugares ao mesmo tempo, e sabemos principalmente que a Umbanda é EVOLUÇÃO, EVOLUÇÃO ESPÍRITUAL.


               Muitos outros médiuns receberam as mensagens de inúmeros outros guias, representando inúmeros outros povos, povos estes que trouxeram acrescentando inúmeras formas de cultura e maneiras de se louvar a Deus. Mas lembrem de EVOLUÇÃO, estes inúmeros povos trouxeram o que de MELHOR EXISTIA nas suas religiões e culturas. O que aconteceu foi que por causa das perseguições religiosas da época, muitos outros dirigentes espirituais de outras religiões (candomblés, nações, macumbas, etc.), por ver esta inclusão dos Orixás na Umbanda, acabaram por se “converter”, virando “Umbandistas”.

               Mas digamos assim de forma até severa, eram sim grandes médiuns, mas não tiveram humildade para aceitar os novos preceitos a respeito do tratamento dos Orixás, fracassaram esquecendo assim dos espíritos trabalhadores sob a regência de determinada linha, dos ensinamentos espíritas, herança branca Europeia; imperando ai muito mais vaidade do que humildade para aceitar os novos ensinamentos de uma nova religião. Não tiveram a mesma competência para transmitir a palavra do Guia, da Mãe Umbanda. Umbanda que não divide, mas sim que une que não mata, mas sim respeita a vida, que não cobra, mas paga para ver seus filhos crescerem e EVOLUIR.

               Herança dos queridos Pretos Velhos foram os Orixás, através deles que se deu certa organização, mas isso não quer dizer que Umbanda é Africana ou Afro-brasileira, e que se deve matar ou cortar animais porque assim se fazia nas nações, macumbas e candomblés, Umbanda é do Mundo é de Deus, Zambi, Tupã e UNI todos os povos, mas por ser uma religião que busca a EVOLUÇÃO e sempre o bem, ela uni o melhor de tudo e não o pior.

               Cada espirito trás o que há de melhor de sua cultura, para a melhoria e aprendizado astral e terreno e os Pretos Velhos na Umbanda vieram trazer esta mensagem, que o corte o sacrifício animal, matança, como queiram definir já não era mais preciso que existiam outras maneiras de se fazer cultuar os Orixás e seus Falangeiros e Guias de Umbanda. Agora pergunto:

- Você acha mesmo que um animal: Aves, bodes, porcos, coelhos, etc. Devem morrer para abrir seus caminhos?

- Conseguir um emprego?

- Amor?

_ Para fazer a feitura de um determinado Exu?

- Assentamentos?

- Feituras de Cabeças?

- Axé disso ou daquilo?

- Quem é que fez a feitura de Zélio Fernandino de Morais?

             Falaremos de outros então:

Allan Kardec, quem fez?

- E Bezerra?

- Mais recentemente Chico Xavier?

- E dos outros inúmeros Médiuns da época que receberam a mensagem da Umbanda em outros Estados, por outros guias que não tinha feitura nenhuma, apenas seus dom?

- Sabiam disso, que umbanda também nasceu em outros lugares ao mesmo tempo?

- E você quando seu guia se manifestou, já tinha colocado sangue na cabeça?




- Já tinha assentado seu Exu?

               Eu sinceramente acho que grande parte dos rituais assim só é feito desta maneira porque se tornam caros e visam lucros financeiros ao médium dirigente. Autocriticar é importante e mais importante é meditar, ver nossos erros e acertos, e mudar, EVOLUIR é aceitar os erros e corrigi-los, fazer melhor, ser melhor.
                              E digo com a certeza de quem já mudou um dia e que pode mudar ovamente se me provarem ao contrário que estou errado e o que faço é prejudicial a mim ou a meu semelhante.
  
- Você é mais importante que uma minhoca? Que uma galinha? Que um bode?

               As pessoas costumam esquecer esse universo que é a Umbanda é acabam por cultua-la como se fosse uma coisa só, Umbanda não é só Orixá e seus axés, não é só Caboclos e suas Pajelanças e ervas curadoras, não é só Povo Cigano com suas adivinhações quando falamos de Povo Oriente, também é o Marinheiro Japonês, e não só o pescador Baiano, não é só o Boêmio Europeu de terno e cartola e bengala na figura de um Exu e Pombas giras não foram somente prostitutas. Simbolismo, roupagem espiritual usada para melhor assim se aproximar de nós, e muitas fezes mistificação do médium.

               Não tem como falar de Umbanda sem antes estudar sobre o espírito, sobre mediunidade, deixe a preguiça de lado, tenham humildade e aceitem que o espiritismo ditado por Kardec tem papel fundamental também na nossa Umbanda. Aceitando isso lembrem que espírito não tem forma única, e sim a que quiser, e que não precisa comer, pois já não tem mais um corpo. Não foi o espiritismo de Kardec que não aceitou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, manifestação de um índio, mas sim os médiuns vaidosos com a arrogância de acharem que eram os donos da verdade.

               Não esqueçam que oferenda é “pilha” para renovar energia, mais que oferenda sem energia emanada através da oração, do pensamento direcionado a aquilo que se deseja ponto entoado para movimentar a energia, a oferenda não vai funcionar. Umbanda tem sim suas oferendas, seu ritual seus fundamentos,  que são ditados todos os dias por milhares de espíritos evoluídos trabalhadores da Umbanda que fizeram parte de diferentes povos e culturas religiosas é a Religião Universal aceita a todos os espíritos evoluídos ou não, mas se existe uma coisa que a UMBANDA não aceita é o desrespeito à vida, seu guia não quer o sangue PODRE E QUALHADO num alguidar de barro, guias fétidas de sangue, e tronqueiras de Exus parecendo mais um açougue, do que um lugar sagrado para o culto do bem e da evolução.

- Se Umbanda é uma religião, como pode ser para o mal?

- Até onde sei não existe religião do mau.

- E matar algo ou alguém não é maldade?

               Pense você como religioso, dirigente, médium, a Umbanda não proíbe você se casar ter filhos.

- O que vai ensinar a seu filho?

- A ser frio?

- Não respeitar a vida?

- Vai ensinar que para fazer o bem a alguém, antes ele precisa lhe pagar uma quantia o seu axé?

- Matar um galo na encruza para que ele possa tocar um tambor? Ganhar o chamado AXÉ DE TOQUE?

               Axé não se ganha, não se compra, se nasce com ele!

               Por falar em tambor, ele sim foi e é bem aceito na Umbanda, e de maneira alguma, quero ser advogado de Zélio Fernandino de Moraes, até porque, não existe médium perfeito, todos nós erramos e muito e todos os dias, e se tem uma coisa que também é lei e fundamento da Umbanda é o Livre arbítrio, TAMBOR é opção, o ponto cantado é regra.

               Zélio deve ser respeitado o Caboclo das Sete Encruzilhadas também, mas não temos Papa na Umbanda, nem um líder, nosso líder não é um são vários, os inúmeros guias de diferentes etnias que a cada dia decodificam esta religião mais e mais, Umbanda sim só existe uma. É necessário que os adeptos de Umbanda se conscientizem, sobre matança, corte, sacrifício, e aqueles que são adeptos ao sangue ao Orixá façam a onde realmente se é feito a milhares de anos antes de Cristo nas Nações e Candomblés e assumam a sua condição como religiosos de tais cultos difundindo e contribuído para bem de todo mundo, irmãos das Religiões de matriz Africana não é mais preciso se esconder.

               UMBANDA é vida, fogo, água, terra, ar, são usados nas nossas magias e fundamentos, sangue para nós Umbandistas só serve com o coração pulsando forte no momento de oração, sangue é água carregada de nutrientes essenciais ao corpo humano, esta maquina divina, não serve fora dele para nada. Orixás são a manifestação divina dos elementos da natureza, Espíritos que se alimentam de sangue são vampiros, Quiumbas, espíritos que apesar de mortos ainda estão apegados às coisas materiais e físicas, sentem fome, necessidades terrenas.

               Todos nós comedores de carne e apreciadores de um bom churrasco, temos grande possibilidade de se tornarmos Quiumbas, seria hipocrisia minha dizer que isso não seria possível, e certamente é o primeiro argumento de quem é adepto dos rituais com sangue, perguntar se o médium come carne ou não. Mas como disse dês do inicio a Umbanda é isso EVOLUÇÃO, e que atire a primeira pedra o médium que não tem que evoluir.

               Só uma ultima coisinha para se pensar antes de encerrar o assunto. Outro motivo pelo qual sou contra corte, matanças, sacrifícios, o médium adepto dessa maneira de se cultuar seus guias acaba ficando refém, escravo, pois o médium que faz este tipo de ritual, precisa pelo fundamento, renova-lo sempre que necessário, e muitas vezes se faz necessário, ficando assim muitas vezes escravo da feitura. Religião nos Liberta, Espíritos, Guias, Orixás, Entidades de Umbanda querem que o filho viva para resgatar seu carma, e não deixar de viver adicionar mais pendencias carmicas. Evolução, SACRIFÍCIO é abdicar de um dia ou mais das semanas da sua vida, da sua família para prestar a Caridade a verdadeira Caridade, aquela que não espera nem um MUITO OBRIGADO, em troca de uma graça alcançada.

               PERDOA ME SE DE ALGUMA FORMA MINHAS PALAVRAS NÃO FORAM BEM COLOCADAS, MAS TENHA A CERTEZA QUE A INTENÇÃO NÃO É MAGOAR E SIM CRESCERMOS COMO MÉDIUNS UMBANDISTAS, CARREGANDO CADA VEZ MAIS A SENHORA DA CARIDADE, PELOS SETE CANTOS DO MUNDO.

               NÃO SOU O DONO DA VERDADE, POR VEZES ME PERCO NOS CAMINHOS DA HUMILDADE, MAS UMA COISA QUE SEI É A DIFERENÇA DO MAL E DO BEM, SEI E PENSO EM SER BOM ANTES DE SER UMA PESSOA RUIM.

               UMBANDA, AMOR, AMOR A VIDA, CARIDADE, HUMILDADE, UNIÃO, FÉ, FRATERNIDADE, PACIÊNCIA, ENTRE OUTRAS TANTOS SENTIMENTOS DE BONDADE ENSINADOS UM DIA POR O MAIOR MÉDIUM QUE PASSOU NA TERRA, JESUS = OXALÁ.

               NÃO DESCRIMINO QUEM CORTA, MATA, SACRIFICA ANIMAIS, NOS SEUS RITUAIS MÁGICOS, SABEMOS QUE EXISTEM RELIGIÕES QUE FAZEM DESSA MANEIRA E ASSUMEM AQUILO QUE SÃO E SEUS RITUAIS MILENARES, E QUE DENTRO DA TRADIÇÃO É CORRETO E TEM FUNDAMENTO FAZER, EXEMPLO: CANDOMBLÉS E AS NAÇÕES AFRICANAS.

               MAS COMO DISSE ANTES, JÁ NÃO PRECISAM MAIS SE ESCONDER, POIS HOJE SE TEM LIBERDADE PARA CULTUAR SEUS ORIXÁS, MAS VAMOS APRENDER A SEPARAR AS COISAS.

UMBANDA É UMBANDA, NAÇÃO É NAÇÃO E CANDOMBLÉ É CANDOMBLÉ!

               SÓ PARA COMPLEMENTAR E CHAMAR ATENÇÃO A KIMBANDA OU QUIMBANDA, NO MEU PONTO DE VISTA NÃO É UMA RELIGIÃO DIFERENTE, OU UMA COISA DISTINTA, ELA NADA MAIS É DO QUE O LADO NEGATIVO DA UMBANDA, TENDO SEUS EXUS GUARDIÕES, TRABALHANDO EM PARALELO COM OS CABOCLOS DE UMBANDA, CADA UM NA SUA FUNÇÃO.´NEGATIVO PORQUE MEXEM COM O NEGATIVO DE CADA PESSOA QUE BUSCA AUXILIO NUM TERREIRO FAZENDO COM QUE ESTE SENTIMENTO VENHA A TONA. SENSAÇÃO DE ALIVIO LEVEZA É O QUE SE SENTI NO FINAL DE UMA SESSÃO DE EXU.

               E NA MINHA OPINIÃO E O QUE POR ELES A MIM FOI PASSADO, NÃO PRECISAM DE SANGUE TAMBÉM, SÓ QUEREM TRABALHOS SÉRIOS, DE PENSAMENTO E REZA FIRME NAS SUAS MAGIAS E MIRONGAS, PARA A LUTA CONTRA O MAL, E RESGATE DAS ALMAS E ESPÍRITOS CAÍDOS.

               TEMOS QUE DEIXAR DE FANTASIAR, MAGIA; MAGIA NÃO É FEITO COMO NOS CONTOS DE FADAS, DA MANEIRA EM QUE AS BRUXAS FAZIAM, COM OLHOS DE COBRA, ASAS DE MORCEGO, UMBIGO DE UM RECÉM NASCIDO. E COMEÇAR ESCUTAR NOSSOS GUIAS DE VERDADE.

PODEMOS TRABALHAR COM, FOGO, TERRA E AR. SÓ QUE É PRECISO APRENDER, E A MAIORIA NÃO QUER OU NÃO TEM HUMILDADE, PARA OUVIR OS ENSINAMENTOS DE UM PRETO VELHO QUERENDO ABRIR SEUS CAMINHOS COM UMA SEMENTE DE GIRASSOL.



SARAVÁ IRMÃOS, EVOLUÍMOS ENTÃO!
Texto extraído do blog: https://umbandasenhoradacaridade.blogspot.com.br

Comentários

MAIS VISITADAS

Confira os Pontos Riscados de alguns Caboclos e Caboclas de Nossa Tenda.

NANÃ BURUQUE E SUA HISTÓRIA.

A historia de seu Tranca Tudo das Almas