XANGÔ, ORIXÁ DA JUSTIÇA, DO RAIO E DO TROVÃO, ORAÇÃO A XANGÔ e SÃO JOÃO BATISTA

No proximo dia 24 comemoramos o dia de São João, que é a assimilação de Xangô Abomi na nossa sagrada Umbanda, Existem varios tipos de Xangô, Abomi, Aganju, Agodô e outros que tem suas assimilições, por exemplo com São Jerônimo e também São Pedro.
Vamos conhecer um pouco da história deste Orixá:












                                                                         XANGÔ




     SÃO JOÃO BATISTA
                                                              
                                                      Oração a São João Batista
                             
São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitar os Caminhos do Senhor... fazei penitência,porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandalhas", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo".
Ajudai-me na conversão do meu coração para Deus e ao próximo, especialmente o mais necessitado; e me comprometer inteiramente com Cristo e sua Igreja.
Peço-vos, também, que ajudeis em minhas dificuldades e me alcanceis a graça, que humildemente suplico a Deus, por vossa poderosa intercessão: (pedir a graça). E assim, possa assumir a Missão de anunciar o Evangelho como membro ativo de minha comunidade. AMÉM.

Rezar: 1 Pai Nosso.. 1 Ave Maria.. e Glória ao Pai.

Oração a Xangô


Kaô meu Pai, Kaô Ô Cabecilê Obá! 

O Senhor que é o Rei da Justiça,
faça valer por intermédio de seus doze ministros,
a vontade Divina,
Purifique minha alma na cachoeira.
Se errei, conceda-me a luz do perdão.
Faça de seu peito largo e forte meu escudo,
para que os olhos de meus inimigos não me encontrem.
Empresta-me sua força de guerreiro,
para combater a injustiça e a cobiça.
Minha devoção ofereço.
Que seja feita a justiça para todo o sempre
É meu Pai e meu defensor,
conceda-me a graça de receber sua Luz
e de receber sua proteção.
Kaô meu Pai, Kaô Ô Cabecilê Obá!

Poderoso Orixá de Umbanda,
Pai, companheiro e guia.
Senhor do equilíbrio e da justiça.
Auxiliar da Lei do Carma,
Tu que acompanhas pela eternidade, todas as causas, todas as defesas, acusações e eleições, promanadas das ações desordenadas, ou dos atos impuros e benfazejos que praticamos.
Senhor de todos os maciços, pedreiras e cordilheiras, símbolo e sede da tua atuação planetária no físico e astral.
Soberano Senhor do Equilíbrio e da equidade,
Velai pela fortaleza de nosso caráter.
Ajuda-nos com tua prudência.
Defende-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido dos atos dos nossos irmãos em humanidade. Só Tu és o grande Julgador!
Kaô Ô Cabecilê Obá meu Pai Xangô!



Sua História:


Xangô, Shango ou Sango, é Orixá, de origem Yorubá: Como personagem histórico, Xangô teria sido o terceiro Aláàfìn Òyó, "Rei de Oyo", filho de Oranian e Torosi, a filha de Elempê, rei dos tapás, aquele que havia firmado uma aliança com Oranian.  

Xangô é o fundador do culto aos Eguns, somente ele tem o poder de controlá-los. Em Cuba é conhecido por Changó. É uma das deidades da religião Yorubá. Na Santeria sincretiza com S.António.

Xangô é viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Sua ferramenta é o Oxê: machado de dois gumes.

Elementos: Fogo, Vulcões, Tempestades, Sol, Trovões, Terremotos, Raios, desertos e formações rochosas

Elemento Livro: os livros representam Xangô porque este Orixá está ligado as questões da razão, do conhecimento e do intelecto. Bem como a Justiça e o Direito

Ferramenta: Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal

Pedra: Meteorito

Domínios: Justiça, Poder Estatal, Questões Jurídicas, Pedreiras

Dia da Semana: Quarta-Feira

Cor: marrom e vermelho.

Saudação: Kawó-Kabiesilé! (Caô Ô Cabecilê!)

Comentários

MAIS VISITADAS

Confira os Pontos Riscados de alguns Caboclos e Caboclas de Nossa Tenda.

NANÃ BURUQUE E SUA HISTÓRIA.

A historia de seu Tranca Tudo das Almas