Quaresma e Umbanda


A Quaresma em nosso terreiro, é vista como um periodo de mais oração e mais caridade; na quarta de cinzas iniciamos a quaresma com o cruzamento de cinza na testa dos médiuns e dos que ali se fazem presentes.
 Após, os sábios pretos-velhos, comandados por Pai João das Almas, seguem com o trabalho de benimento e caridade a todos.
 Em uma época mais antiga da Umabanda, esse periodo de 40 dias, era visto como o fim e o inicio do chamado "ano espiritual", onde após o cruzamento de cinzas, os trabalhos eram encerrados no terreiro e as imagens dos Santos e de Orixás eram cobertas com panos roxos ou brancos e só voltava a ter trabalho no terreiro na quinta-feira Santa.
 Hoje em dia isso mudou, a Umbanda percebeu que o mais importante estava sendo deixado de lado, a pratica da caridade; vendo isso mudou seus ritos e passou a manter seus trabalhos abertos na quaresma, para com isso praticarem a caridade de forma à atender os necessitados.
 Nós da Tenda de Umbanda Cabocla Jussara e Mãe Benedita, acreditamos que não é só na quaresma que devemos fazer mais à finco orações, banhos e outros tantos preceitos pregados e pedidos nesse periodo importante, mas também e até mais fora dele. Todos os dias, nós comemos, dormimos, trabalhamos e fazemos tudo normalmente, por que não fazer nossas preces todos os dias?; devemos orar diariamente a fim de conseguir mais facilmente estar ligado ao Nosso Senhor Jesus Cristo, e assim praticar o que ele pediu:
"orai e vigiai".
 Os banho de ervas são fontes regeneradoras à nossa disposição, a caridade plena esta também ao nosso alcance; todos os dias pessoas estão precisando de nossa ajuda fisica, mas principalmente da nossa assistência moral e espiritual.
 Deixar de comer carne em alguns dias como nas Quartas e Sextas-feiras, pode sim ser importante, pois sabemos que principalmente para os médiuns ter uma alimentação controlada em relação a carne vermelha é importante, mas de regra não é essa pratica obrigatória, depende apenas da sua fé.
 Por isso, vamos praticar o bem sempre, "fazer o bem, sem olhar a quem". Que Deus em sua infinita bondade nos acompanhe nesse periodo de transição em que vivemos e que ao final todos nós estejamos juntos redimidos no amor, na fé, na humildade, na caridade e na alegria de ter vencido por nossos próprios atos e sentimentos, Assim Seja.

MAIS VISITADAS

Confira os Pontos Riscados de alguns Caboclos e Caboclas de Nossa Tenda.

NANÃ BURUQUE E SUA HISTÓRIA.

A historia de seu Tranca Tudo das Almas